Quem Somos

Seja bem-vindo ao Projeto Play – Brincar para Crescer!!

Somos uma Comunidade de Aprendizagem, com serviços de apoio à educação. O nosso espaço é diferenciador, inspirado na Pedagogia Waldorf, Reggio Emilia Aproach, e Nature Play.

Seguindo a analogia de Gopnik (2016, 18-19) pretendemos ser um “Jardim” onde todos (crianças e suas famílias) terão a possibilidade de crescer como seres únicos, dando-lhes o espaço e o tempo que necessitam para o seu desenvolvimento, possibilitando-lhes SER a cada momento. A nossa função será providenciar um espaço nutritivo e seguro, onde a imprevisibilidade será “regada” com amor, para que a criança se sinta segura e possa “florescer” com todo o seu potencial.

Segundo a autora, existem dois grupos de educação, os “jardineiros” e os “carpinteiros”. Nós pretendemos ser “jardineiros” que, ao contrário dos “carpinteiros”, apresentam um espaço preparado com todos os nutrientes para que a planta se desenvolva com todo o seu esplendor. Já os espaços educativos “carpinteiros” dão forma ao material com a intenção de chegarem ao produto final que tinham em mente. A confusão e a indefinição são os seus maiores inimigos; a precisão e o controlo os seus aliados.

Como é do conhecimentos de todos, na construção ou manutenção de um jardim, nem sempre os planos iniciais são cumpridos devido a vários fatores que influenciam o desenvolvimento das sementeiras e plantações. Quantas vezes nos vimos confrontados com o aparecimento de uma planta no sítio mais inesperado do jardim?  Isto acontece porque um jardim, ao contrário de uma cadeira, está em constante mudança e adaptação às circunstâncias, ao clima e às estações,… . A longo prazo, toda a dinâmica do ecossistema tornará a planta mais robusta e adaptável.

Queremos contribuir para o desenvolvimento de crianças felizes, dando-lhes todo o tempo que necessitam para SER, tornando-as, desta forma, mais robustas, seguras de si, com ideias próprias e uma palavra a dizer sobre o mundo que as rodeia.

[1] Gopnik A. (2016) The Gardener and the Carpenter: What the New Science of Child Development Tells Us About the Relationship Between Parents and Children. Farrar, Straus and Giroux. New York
%d bloggers gostam disto: